O presente blog foi criado com o objectivo de aprofundar conhecimentos e para ser avaliado na disciplina de História A.

terça-feira, 3 de maio de 2011

O Ultimato Inglês


Visto que a Inglaterra possuía e dominava um território bastante vasto, Cecil Rhodes propôs que se construísse uma linha férrea desde o Cairo até ao Cabo.



Porém, em 1890, a Inglaterra faz um ultimato a Portugal ameaçando que caso não lhe cedesse os territórios de Angola e Moçambique, os navios que aguardavam na costa iriam atacar. Portugal acabou por ceder os territórios.


                                 

Fonte: Wikipédia, Apontamentos da aula

A divisão de África na Conferência de Berlim


A Conferência de Berlim

Em 1884-85 na Alemanha no contexto de por um fim as rivalidades económicas existentes entre os países industrializados na Europa surge a conferencia de Berlim convocada por Bismark no qual comparecem os paises mais industrializados:
  •  Alemanha
  •  Bélgica
  •  França
  •  Inglaterra
  •  Portugal – Por direitos históricos

Esta conferência defende a partilha de África onde surge o Direito da Ocupação Efectiva (os territórios só são entrgues a quem detiver posses para tal).
Inglaterra fica com os benefícios e Portugal sai prejudicado.


Fonte: Apontamentos da Aula; Manual

Resumo

Na terceira metade do século XIX surge um aperfeiçoamento dos princípios liberais em vários países da Europa denominado de Demoliberalismo. Esta doutrina para além de conferir um grande valor à nação, alarga o sufrágio censitário (que consistia no voto reservado a quem pagava impostos) pelo sufrágio universal que abarcava todos os cidadãos maiores de idade, todavia os negros, as mulheres e os analfabetos continuavam a ser excluídos não podendo assim exercer o direito do voto.
Para o aperfeiçoamento do sistema a idade do voto foi antecipado para os 21 anos e assim foi diminuído até aos dias de hoje (18 anos) e assim passa a ser secreto. Os cargos políticos passam ser remunerados possibilitando assim a entrada das classes médias e do operariado na vida política.
Na Europa central e oriental existem quatro grandes estados autoritários Império Alemão, Império Austro-Hungaro, Império Russo e o Império Otomano que tinham características comuns sendo assim:

o Autocráticos;
o Conservadores;
o Repressivos.


Fonte: Apontamentos da Aula; feito na aula de apoio

O Imperialismo

O Demoliberalismo


Alterações do Liberalismo face ao Demoliberalismo

  •  O Sufrágio censitário outrora em vigor deixa de o ser e passa a ser o Sufrágio Universal. No entanto, apesar de abarcar todos os cidadãos maiores de idade o voto dos negros, das mulheres e dos analfabetos continuou a ser uma conquista difícil continuando a serem os excluídos;
  •  A Soberania Nacional dá lugar à Soberania Popular;
  •  A idade do voto é antecipada (para os 21/25 anos);
  •      O voto passa a ser secreto e os cargos políticos a ser remunerados.

Fonte: Apontamentos da Aula

A evolução democrática, nacionalismo e imperialismo

No século XVIII, estava em vigor um sistema liberal moderado em diversos países da Europa. O principal objectivo era a eliminação dos regimes absolutistas instaurando – se assim, a soberania nacional uma vez que os cidadãos activos estavam representados em assembleias legislativas.
Na terceira metade do século XIX, surge um aperfeiçoamento do sistema liberal – Demoliberalismo

Alguns países acabam por substituir o Sistema Monárquico por um Regime Republicano onde o chefe do estado se encontrava eleito periodicamente.


Republicas
  • Democracia Parlamentar – O parlamento é o único órgão a tomar as decisões. 

  • Democracia Popular – Um regime democrático em que o povo exerce todo o seu poder.


Fonte: Apontamentos da Aula